VEJA COMO NÃO CONFUNDIR AUTOMAÇÃO E AUTOMATIZAÇÃO

Você sabia que os dois termos têm significados diferentes, mesmo que às vezes as pessoas usem como sinônimos?

Automatização está relacionada a automatizar processos. Muitas vezes é usada para auxiliar o trabalho humano em processos repetitivos, como ao gerar alertas ou manter um sistema funcionando. 

Automação está relacionada à inteligência em tarefas automatizadas. Significa que além de executar a tarefa, um sistema pode aprender com seu desempenho e tomar decisões sozinho. Além de gerar alertas e se manter funcionando, ele pode acionar outros sistemas, fazer escolhas e mudar a execução da tarefa sem ajuda humana. 

Quer um exemplo? Dois aparelhos domésticos podem ajudar na sua memorização. 

O ventilador é um ótimo exemplo de automatização. Ele tornou automática a tarefa de fazer vento. Já pensou que trabalho sem fim que seria ficar se abanando ou soprando para refrescar o ambiente? O ventilador torna essa tarefa automática e pode repetir o trabalho por horas sem parar e sem perder a função. Porém, ele não consegue tomar nenhuma decisão que não seja continuar girando e produzindo vento. 

O ventilador não aprende, não muda sua conduta e nem analisa o próprio trabalho. Ele não aumenta ou reduz a velocidade caso a temperatura da sala mude. 

Agora vamos ao ar condicionado. Sua função também é de climatizar. Porém, diferente do seu co-irmão de climatização, o ar condicionado consegue ir além de automatizar uma tarefa. Em geral, os aparelhos conseguem manter uma temperatura em um ambiente, reduzindo ou aumentando seu trabalho de acordo com uma análise em tempo real da situação. 

Parece simples, e é. O ar condicionado é um exemplo de automação para climatizar um ambiente: uma tarefa mais sofisticada, com mais inteligência e que não precisa de uma análise humana para que a temperatura seja mantida. 

Em resumo, o que você precisa lembrar é que a automatização executa o trabalho sozinha, não analisa o próprio desempenho e precisa de monitoramento constante. Enquanto a automação também executa o trabalho sozinha e precisa de monitoramento, mas é capaz de analisar o próprio trabalho em tempo real e tomar decisões. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 14 =