PRODUTO
Portal do Cidadão
Facilidade e comodidade para acessar os serviços dos principais órgãos do Estado
Confira o Case:
Portal de Serviços do Cidadão do GDF
Sobre a solução
O portal de serviços do GDF tem como proposta ser um “hub” centralizado de serviços dos órgãos, autarquias, fundações, entre outros, com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão aos serviços. Ele tem a função de direcionar o usuário para o serviço correto, independentemente de qual órgão o ofereça.
Por exemplo, se alguém procurar pelo pagamento de IPVA, o portal fornecerá informações sobre esse serviço e direcionará o usuário para o órgão competente, seja o DETRAN ou a Secretaria de Economia (atualmente de Planejamento, Orçamento e Administração).
Além disso, o portal possui uma assistente virtual, a Íris, que usa linguagem natural e pode auxiliar o usuário a encontrar o serviço desejado. A Íris também pode ser acessada pelo WhatsApp, Telegram ou pelo ícone dela no próprio portal.
- Agilidade na realização de tarefas
- Melhora da percepção e orientação dos usuários
- Democratização do acesso a serviços
- Automatização dos processos
- Diminuição de dúvidas provenientes do acesso
Como funciona
O cidadão acessa o site do portal de serviços do Governo do Distrito Federal, e logo em seguida, as principais categorias de atendimento são apresentadas. O cidadão escolhe o serviço que deseja solicitar. O portal é bem intuitivo e claro, dispensando nomenclaturas complicadas e siglas de órgãos que apenas fazem sentido para o administrador interno.
Além disso, o cidadão pode fazer suas solicitações para a Íris, escrevendo suas dúvidas no chatbot localizado no lado direito inferior da tela. A assistente virtual irá orientar o cidadão através de respostas de texto, guiando o atendimento.