AIOps: o que é e por que a sua empresa precisa

Big Data, aprendizagem de máquina e hiperautomação. Três palavras que estão entre as tendências mundiais em tecnologia – e dentro do que a Central IT acredita ser um fator chave de sucesso para seus clientes. Porém, mais do que isso, as ferramentas de análises de grandes quantidades de dados e o machine learning compõem as práticas que podem transformar as operações de TI de uma empresa. Conheça um pouco mais sobre a AIOps.

A automação é um processo contínuo

Acaba que em situações como essas, as equipes precisam selecionar pontos focais para o trabalho e acabam aumentando muito o risco de crises, instabilidades e até mesmo perda de informações importantes. É aí que a AIOps entra e a Central IT pode te ajudar.

No que a AIOps pode ajudar a sua empresa?

As soluções de AIOps fornecem um gerenciamento inteligente dos sistemas que dão suporte ao seu negócio. Na prática, isso faz da equipe operacional muito mais eficiente menos suscetível a erros. Imagine a quantidade de processos repetitivos que precisam ser fiscalizados todos os dias dentro das operações de um sistema. Nada melhor do que ter um mecanismo automatizado e inteligente para fazer esse controle

Outro ponto chave no que diz respeito às AIOps está no mapeamento de ameaças e falhas. Com uma análise mais rápida do operacional, é possível visualizar o sistema como um todo e identificar pontos fracos e falhas que podem custar caro para o seu negócio.

MTTR e AIOps: como um afeta no outro

MTTR, ou o tempo médio para reparo, é uma das métricas mais utilizadas dentro do operacional de sistemas de tecnologia. E o que a AIOps tem a ver com isso?

Um modelo automatizado de detecção de erros pode identificar problemas de forma proativa, dando suporte à equipe de reparo e reduzindo o MTTR mesmo com poucos dias de implementação.

A AIOps não é o substituto do fator humano

Muito pelo contrário, a AIOps vem para tornar o trabalho humano mais prático e inteligente. O aprendizado de máquina é capaz de correlacionar informações e dar um poder gerencial muito maior aos técnicos envolvidos no processo, que agora podem se ocupar pensando de maneira global – e cada vez menos sobrecarregados com tarefas repetitivas.

Um fator importante é que a inteligência gerencial ajuda a alimentar a aprendizagem de máquina, tornando a AIOps cada vez mais precisa. Com isso, a equipe humana e as ferramentas de inteligência artificial para operações devem estar cada vez mais integradas.

AIOPs - Empresas

De acordo com Francisco Araújo, Gerente de Negócios da Central IT, as soluções de AIOps são um diferencial para clientes tanto na área de TI quanto em atividades gerenciais do negócio: “Com a implantação do Simon AIOPS nossos clientes têm obtidos ganhos com redução de ruídos operacionais, aumento da disponibilidade das aplicações críticas do negócio e ampliação da confiança dos usuários. Implementamos não apenas o monitoramento, mas todo o processo de gerenciamento e autorecuperação dos serviços por meio de Insights inteligentes com base nas análises feitas pela Inteligência Artificial do Simon”.

Menos erros, decisões mais integradas e detecções mais rápidas. É assim que o AIOps da Central IT pode fazer a diferença na sua empresa.

Leia mais sobre AIOPs e veja como a Central IT
pode auxiliar sua organização nessa evolução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco + 4 =