Conheça os APPs do Governo Federal que facilitam a vida do colaborador

APPs do Governo Federal: Nos últimos anos, o setor trabalhista tem passado por uma série de transformações, principalmente, relacionadas à tecnologia.

Com o avanço da Internet, muitos processos passaram a ser feitos online, facilitando o dia a dia dos trabalhadores. Os principais projetos, que podemos listar, foram a criação dos aplicativos:

APPs do Governo Federal

Como a Central IT não poderia ficar de fora, o Departamento Pessoal já está fazendo uso dessas ferramentas e incentiva você, colaborador, a utilizá-las também!

Leia abaixo um pouco sobre cada um desses aplicativos! Você irá se surpreender com a quantidade de informações importantes e funcionalidades disponíveis.

Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho Digital veio para modernizar o acesso às informações relacionadas ao período laboral do colaborador. Por isso, para ajuda-lo, a Central IT lista dez perguntas e respostas sobre a carteira de trabalho digital, que irão ajudá-lo a entender o que muda com o novo sistema.

1. O que é a CTPS Digital?

A Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital é obrigatória para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica.

A CTPS Digital tem por objetivo modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador e substitui a Carteira de Trabalho física.

2. Como obter a CTPS Digital?

O documento digital está disponível para os cidadãos, por meio do aplicativo para celular nas versões iOS, Android e pela web.

3. O que eu faço com minha CTPS antiga? Não vou precisar mais dela? Posso jogar fora?

Se você já tinha a CTPS em formato impressa, ela deve ser guardada, para fins de conferência. Ela continua sendo um documento para comprovar o seu tempo de trabalho anterior à chegada do documento digital. Mesmo com a Carteira de Trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos (dos anos 1980, por exemplo), é importante, nesses casos, conservar o documento original.

O que muda é que, daqui para frente, para todos os contratos de trabalho (novos ou já existentes), todas as anotações (férias, salário, etc) serão feitas apenas eletronicamente e você poderá acompanhá-las de qualquer lugar, pelo aplicativo ou pela internet.

4. Como a carteira de trabalho digital é assinada?

Quando a empresa contratar um novo funcionário, o Departamento Pessoal vai precisar lançar seus dados no e-Social, antes do início das atividades profissionais.

5. Qual é o número da minha carteira de trabalho digital?

É o mesmo número de sua inscrição no CPF.

6. Fiz meu cadastro e instalei o aplicativo, mas existem dados errados (cargo, remuneração, data de início ou fim do trabalho). O que eu faço?

Para os contratos de trabalho mais antigos, é mais provável que isto ocorra, devido a possíveis divergências entre o registro em papel e as bases de dados da época. Caso seja identificado algum erro no seu cadastro, não é necessário comparecimento a uma unidade de atendimento. Os sistemas que geram os dados da Carteira de Trabalho Digital são atualizados constantemente e algumas inconsistências serão corrigidas automaticamente. Para os outros casos serão realizadas campanhas para a correção das informações. Caso as inconsistências sejam referentes a informações posteriores a setembro de 2019, você deve informar ao seu empregador da inconsistência ou erro e solicitar que a correção seja feita.

7. O que é o acesso.gov.br?

É a nova plataforma de autenticação do Governo Federal, que foi criada para facilitar a identificação e autenticação do cidadão. Essa plataforma permite o controle de acesso unificado, oferecendo um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha, você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a plataforma de Login Único. Além disso, ela fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado. Maiores informações podem ser obtidas no link: https://acesso.gov.br.

8. Posso acessar a CTPS Digital por meio da internet?

Você poderá acessar a CTPS Digital através do portal de serviços do governo, no endereço eletrônico gov.br. Basta fazer o cadastro e acessar as funcionalidades oferecidas pela CTPS Digital.

9. Por que o meu número da CTPS física não aparece no novo documento?

A CTPS Digital, agora com validade jurídica, utilizará como número chave o CPF. Para as empresas que aderiram ao e-Social, o número de CPF será suficiente para fins de contratação.

10. Por que o número do PIS não é mostrado na CTPS Digital?

O PIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal, não sendo mais necessário para a contratação pelas empresas que aderiram ao e-Social. Com a simplificação dos serviços, o número de CPF será suficiente para essas contratações.

Essa são somente dez perguntas e respostas sobre a CTPS Digital, mas se você quiser saber mais, acesse os links abaixo para obter outras informações!

https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital

https://www.gov.br/pt-br/temas/perguntas-frequentes-carteira-de-trabalho-digital

https://empregabrasil.mte.gov.br/wp-content/uploads/2019/09/Passo-a-Passo-CTPS-DIGITAL-APP-e-WEB.pdf

FGTS

O aplicativo FGTS é mais uma novidade da Caixa Econômica Federal. O App trás as seguintes novidades: o Saque do FGTS 100% digital, para todas as modalidades previstas em lei. Por meio do App FGTS é possível solicitar o saque, indicar uma conta de qualquer banco para receber o crédito, fazer upload de documentos, acompanhar as etapas do processo e muito mais.

A nova versão do aplicativo está disponível para todos os trabalhadores nas lojas da plataforma Android e IOS, de forma gratuita.

Como acessar o App FGTS no celular

  1. Na loja de aplicativos do seu celular, busque FGTS. Clique em instalar e abra o aplicativo.
  2. Selecione a opção “Cadastre-se”
  3. Preencha todos os dados solicitados: CPF, Nome Completo, Data de Nascimento, E-Mail e cadastre uma senha de acesso
  4. A senha deve ser numérica, com seis dígitos. Para quem já usava o Aplicativo, pode repetir o mesmo número de senha que usava antes.
  5. Depois de incluir seus dados, clique no botão “Não sou um robô”.
  6. Você vai receber um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado por você. Acesse-o e clique no link que foi enviado.
  7. Após o cadastramento, abra o APP e informe o “CPF” e “Senha” cadastrada.
  8. Após o Login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional.
  9. Após responder essas perguntas você deve ler e aceitar as condições de uso do Aplicativo, clicando em concordar.
  10. Pronto, agora você já pode usar o APP FGTS e desfrutar de todas as novidades

* Se mesmo com o passo a passo você não conseguiu acessar o aplicativo, faça contato com a CAIXA pelos números 3004-1104 (Capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-726-0104 (Demais regiões).

Serviços do Aplicativo do FGTS

  • Realização de saque de valores liberados por rescisão de contrato de trabalho e saque imediato;
  • Solicitação de outras modalidades de saque com upload de documentos;
  • Indicação de conta de qualquer banco para recebimento do crédito do saque;
  • Consulta de saldos, extratos e muito mais.

Vantagens do Aplicativo FGTS

  • Novo acesso pelo CPF;
  • Acompanhe sua conta FGTS a qualquer hora, em qualquer lugar;
  • Acompanhe sua solicitação de saque;
  • Contribua para a sustentabilidade do planeta evitando a impressão em papel;
  • Disponível para Android na Google Play;
  • Disponível para iPhone na App Store.

Essa são as principais informações sobre a App FGTS, mas se você quiser saber mais, acesse o link abaixo para obter mais informações!

https://www.caixa.gov.br/atendimento/aplicativos/fgts/Paginas/default.aspx

Meu INSS

O Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS). É a Agência da Previdência Social na palma da sua mão!

Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha, no próprio site ou aplicativo.

Conheça os serviços do Meu INSS

No Meu INSS você pode solicitar diversos serviços e benefícios sem sair de casa. E pode até enviar sua documentação digitalizada (escaneada) ou fotografada (por meio de foto tirada pelo celular). Após realizar a solicitação, você pode acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.

Veja alguns serviços que podem ser solicitados diretamente pelo Meu INSS:

  • Aposentadoria por Idade;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição;
  • Salário maternidade;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-doença;
  • Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;
  • Benefícios Assistenciais;
  • Certidão de tempo de contribuição;
  • Alterar local ou forma de pagamento;
  • Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;
  • Solicitar pagamento de benefício não recebido;
  • Recurso e revisão;
  • Acompanhar Agendamento / Solicitações;
  • Agendar Perícia;
  • Acompanhar o Calendário de Pagamento;
  • Consultor Extrato de Contribuição
  • Etc…

São mais de 90 serviços, que você pode solicitador sem sair de casa!

Essa são as principais informações sobre a App Meu INSS, mas se você quiser saber mais, acesse os links abaixo para obter mais informações!

https://www.gov.br/inss/pt-br/canais_atendimento/saiba-tudo-sobre-o-meu-inss/meu-inss

https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/

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