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Central IT foi destaque do ano no anuário Informática Hoje 2018

Central IT foi destaque do ano no anuário Informática Hoje 2018

CENTRAL IT, FOI UM DOS DESTAQUES DO ANO, ENTRE AS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE GRANDE, MÉDIO E PEQUENO PORTE, DE ACORDO COM OS DADOS DE BALANÇO ANALISADOS PELO ANUÁRIO INFORMÁTICA HOJE 2018.

A Central IT vai além do setor público

A adoção de estratégias para “fazer mais com menos”, um programa de melhoria contínua dos serviços e preços competitivos fizeram a Central IT passar com tranquilidade pelas turbulências econômicas do mercado em 2017. A expectativa para 2018 e 2019 é de crescimento, colhendo os frutos da atuação em novos mercados, como o corporativo privado, e alcançando estados onde tinha pouca penetração como São Paulo, Mato Grosso, Ceará e Maranhão. A empresa também abriu uma frente no mercado internacional com vendas para os Estados Unidos, México, Canadá, Chile e Portugal.

“Com a desaceleração econômica, os orçamentos do governo sofreram uma redução drástica, impactando diretamente alguns de nossos contratos e consequentemente o faturamento”, afirma o presidente, Carlos Alberto Freitas.

Embora tenha registrado queda de 7% da receita líquida, a Central IT obteve boa rentabilidade sobre as vendas, de 16,8%, e conquistou pelo segundo ano consecutivo o prêmio de Destaque do Anuário Informática Hoje.

“Para melhorar o desempenho, tivemos que buscar novos contratos e projetos na base de clientes e fora dela, com soluções que fossem essenciais ao seu negócio”, diz Freitas.

Segundo ele, nos últimos dois anos a empresa reformulou o portfólio de produtos e serviços, com foco no resultado do cliente. A linha inclui o SOC (monitoração de segurança), NOC 3.0 (monitoramento de impactos no negócio), Gestão e Implantação de Governança Corporativa ou de TI, implementação de soluções de Service Management, implementação e utilização de tecnologias de Inteligência Artificial e Big Data, estruturação de um modelo de broker para fornecer computação em nuvem e infraestrutura como serviço.

Os melhores resultados vieram com a implantação, suporte e fornecimento de soluções de BPO (Business Process Outsourcing) ou BPS (Business Process Services) para soluções de GRP (Governance Resource Planning), incluindo gestão de patrimônio, almoxarifado, contratos, convênios, processos, informação e documental, entre outros.

“Estamos preparados para fornecer computação em nuvem e infraestrutura como serviço, mas essas ofertas ainda representam pouco do faturamento porque os órgãos e instituições públicas, nossos principais clientes, ainda estão nos estágios iniciais na adoção da tecnologia”, explica Freitas.

O setor público tem optado pelo modelo de infraestrutura como serviço para cobrir déficits de processamento, enquanto são feitas novas aquisições.

Tecnologias associadas à Internet das Coisas (IoT), principalmente em aplicações de computação móvel, Big Data e sistemas analíticos foram responsáveis por mais de 10% do faturamento da Central IT. A Inteligência Artificial está presente no chatbot da central de atendimento, para dar mais agilidade à resolução de problemas.

Além das vendas para clientes do segmento governamental, Freitas conta que em 2019 a Central IT também vai direcionar atenções ao mercado corporativo privado, expandindo suas soluções:

“Em 2017 investimos mais de R$ 5 milhões no desenvolvimento de tecnologias de ITSM, ESM, Big Data e IA, com negócios já fechados nesses segmentos”.

A Central IT firmou parcerias com duas aceleradoras para identificar startups com tecnologias disruptivas que possam se alinhar aos negócios atuais ou que representem a abertura de novos mercados. O objetivo é alavancar a plataforma CITSmart de gestão, governança, riscos e conformidade. A ferramenta dá visibilidade ao gerente, permitindo traçar métricas, índices e identificar os pontos que merecem mais atenção. Por meio de dashboards, é possível integrar as áreas, unir processos a serviços, criar regras de negócios, acompanhar os resultados e os indicadores. O CITSmart facilita o monitoramento de processos internos, como os da área jurídica, com alertas para prazos e modelos de documentos. Integrado ao Network Operation Center (NOC), permite o monitoramento de serviços, processos e do parque tecnológico.

Outra divisão que rendeu bons resultados à Central IT foi o Centro de Excelência, braço da Superintendência de Serviços Compartilhados. A equipe de consultores trabalha para diagnosticar e solucionar incidentes que ocorrem no ambiente dos clientes por meio de uma ferramenta desenvolvida internamente. Chamada de Nagios, é um grupo de aplicativos e funcionalidades que permitem que o cliente monitore seu ambiente em tempo real e aja de forma pró-ativa na detecção de incidentes. A ferramenta estuda o ambiente, indica implantação e testes e apresenta resultados no período de um mês. Com plugins, têm mapas, topologias, geolocalização e permite acesso móvel a processos de negócios.

Entre os principais clientes da Central IT estão a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), e os Ministérios do Planejamento e do Desenvolvimento Agrário.

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