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Caso de Sucesso – Ministério da Cidadania – O serviço à sociedade não pode parar

Caso de Sucesso – Ministério da Cidadania – O serviço à sociedade não pode parar

Saiba como a Central IT trabalhou para a manutenção do atendimento público, em meio às medidas de contenção da pandemia de COVID-19

Após o Governo dar início ao planejamento das medidas de contenção da pandemia do COVID-19, diversos pontos foram considerados estratégicos para o bom encaminhamento dos serviços à sociedade. Com isto, uma das maiores necessidades identificadas foi a continuidade das rotinas do Ministério da Cidadania a pleno vapor. O órgão é o responsável pela manutenção de diversos programas sociais ofertados pelo país, como o Bolsa FamíliaBolsa Atleta, Lei de Incentivo à Cultura e o Cadastro Único.

Assim, como medida de urgência o Ministério criou um projeto com o objetivo primordial de prosseguir com o fornecimento dos serviços voltados para o cidadão, através da aplicação de soluções tecnológicas, que possibilitassem que os servidores se mantivessem trabalhando no atendimento às demandas, mas que ainda pudessem respeitar as orientações de distanciamento social recomendadas pelas autoridades de saúde. A Central IT, então, entrou em cena, com a sua equipe lotada no órgão, para garantir o provimento de um ambiente estável de acesso remoto aos servidores. A fase inicial foi implantada de forma imediata, com a abertura do acesso remoto aos computadores corporativos. Para isto, os nossos colaboradores fizeram grandes melhorias no ambiente de VPN, possibilitando que um grande número de usuários trabalhe de casa, acessando sua estação de trabalho, sem a necessidade de quebra de cultura e ambientação.

Segundo o Gerente da Central IT, Jouber Lúcio, que foi o responsável por liderar o time executor do projeto, um fato tão urgente exigiu preparo de todos.

“Foi perceptível o ganho de maturidade da equipe em relação às demandas que vêm surgindo neste período em que enfrentamos a pandemia do COVID-19. Todos tiveram que se adaptar ao novo modelo negocial, que se mostrou necessário para a continuidade dos nossos serviços e das rotinas do nosso cliente, com o menor impacto possível”.

Pensando, ainda, em como promover o trabalho colaborativo, foi efetivada uma parceria entre o Ministério da Cidadania e a Microsoft, que, com a execução da Central IT possibilitou que fossem providas 2500 licenças, para que todos os usuários conseguissem acessar a plataforma de reuniões online Teams, independentemente de qual dispositivo fosse utilizado para isto. Ou seja, após o trabalho dos técnicos de nossa empresa, na configuração dos ambientes de trabalho dos servidores, os encontros e as decisões poderiam continuar a ocorrer, mesmo fosse através de um simples smartphone, tablet ou computador.

Com a implementação do Teams como ferramenta centralizadora de colaboração do Ministério da Cidadania, a equipe da Central IT criou manuais de utilização geral da ferramenta e a mesma foi disponibilizada a todos os usuários do órgão, através do Centro de Experiência do CITSmart, que está em execução no Contrato, sob a nossa tutela. Os nossos colaboradores também foram os responsáveis pela criação de manuais de VPN e por difundir, através do repositório, medidas de conscientização dos usuários em relação ao Corona Vírus e os cuidados com a segurança da informação, em relação ao trabalho remoto. Desde a implantação dos procedimentos técnicos, todos os usuários que necessitam de acesso ao ambiente computacional do órgão conseguem realizar as suas atividades remotamente, de maneira a impactar minimamente o sucesso do negócio.

Em paralelo a isto, com a divulgação da concessão do auxílio emergencial de R$ 600,00 reais para autônomos e outros públicos e o de até R$ 1.200,00 para mulheres que desempenham a chefia de família, por parte do Presidente Jair Bolsonaro, houve um novo planejamento de estratégias de atendimento, por parte do órgão, já que um dos critérios para adesão ao projeto era que o cidadão brasileiro a receber o benefício estivesse inserido no programa Cadastro Único, até o dia 20/03 de 2020. Desta forma, desde que atendesse às demais regras do programa, passaria a receber o auxílio de maneira automática, sem a necessidade realizar um novo cadastro junto à Caixa Econômica Federal. Para possibilitar o início da operação, foram realizadas diversas reuniões entre a equipe de infraestrutura da Central IT, a área negocial e de alta gestão do Ministério e representantes da Caixa, para que fossem definidos e realizados os processos de carga do cadastro de milhões cidadãos brasileiros, com endereçamento para a DATAPREV. Desta forma, o projeto inicial já demonstrou a sua eficiência, uma vez que todas as reuniões de planejamento, execução e acompanhamento foram realizadas através da plataforma Teams.

Além disto, para que o serviço de consulta ao cadastro continuasse no ar com o mínimo de indisponibilidade possível, os colaboradores da Central IT realizaram diversas reuniões com representantes do Ministério, bem como trabalharam na carga de sistemas e em atividades de ampliação da infraestrutura tecnológica do órgão, em 15 vezes o seu tamanho inicial. Com o trabalho de processamento dos dados dos contribuintes, possibilitamos que todos os cidadãos conseguissem gerar a consulta ao Cadastro Único, para saber a sua elegibilidade ao sistema e ao recebimento do auxílio emergencial. Com isto, o número médio de acessos antes do anúncio da Presidência passou de 3.000,00, usuários simultâneos, para um pico de 120.000,00 usuários simultâneos.

Com a execução dos dois projetos, houve grande integração das diversas áreas do Ministério da Cidadania. A atuação da Central IT, ao possibilitar a utilização simplificada do Teams e ao trabalhar de maneira ágil para a disponibilização da base cadastral dos cidadãos, para a liberação do auxílio emergencial, foi a responsável por isto, como afirma o Thiago NevesCoordenador-Geral de Sustentação e Segurança do órgão.

Diante dos serviços prestados pela Central IT, durante o período de pandemia do COVID-19, em nome da Coordenação-Geral de Sustentação e Segurança, agradeço o engajamento e comprometimento de toda a equipe na entrega contínua de soluções, com vistas a facilitar o trabalho dos colaboradores do Ministério da Cidadania, em um momento tão difícil para o país e para os brasileiros. Contamos com o apoio da equipe da Central IT nos desafios presentes e futuros.

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