As 8 principais vantagens para sua empresa migrar para a Nuvem

No mercado competitivo de hoje é imprescindível que sua empresa possua as melhores tecnologias e sistemas para atender às demandas atuais. Com o advento da computação em nuvem, os sistemas distribuídos têm se tornado muito populares para empresas públicas ou privadas.

Existe uma série de benefícios na utilização de nuvem (cloud computing) e a ideia não se limita apenas a colocar arquivos na internet e acessá-los de qualquer local ou dispositivo. O nome “nuvem” significa modificar algo que ficaria restrito a um servidor ou espaço físico para algo que possa ser construído de forma colaborativa, por meio do conhecimento e das ações de diversas pessoas.

Centralizar os serviços de sua empresa nesse sistema tem, como vantagem direta, a integração das diferentes áreas da empresa e o aumento da eficácia dos projetos.

Alguns modelos de serviços se adequam de acordo com as necessidades das empresas como: softwares (SaaS), plataformas de desenvolvimento (PaaS) ou infraestruturas inteiras de TI (IaaS).

Nuvem pública, privada ou híbrida?

Outra decisão importante a se tomar, logo nos primeiros passos, é decidir se você quer uma nuvem pública (totalmente acessada pela Internet), uma nuvem privada (todos os benefícios da cloud computing em uma rede fechada) ou, ainda, uma nuvem híbrida.

As 8 vantagens:

  1. Pague somente pelo o que usar
    Como todos os sistemas de nuvem são vendidos como serviços, você paga somente pela quantidade de armazenamento e processamento que utilizar, ou seja, nada mais de custos com equipamentos que ficam ociosos ou obsoletos. No caso de um gerente de uma pequena empresa ou de uma multinacional, a nuvem vai atender apenas às particularidades desse negócio específico, gerando um custo justo.
  2. Tenha o melhor sem aumento de custos
    Controle de licenças, atualização de ambiente e hardware, esses e outros gastos ficam por conta do fornecedor, as últimas atualizações de programas e hardware à sua disposição para usar, sem precisar se preocupar com isso.
  3. Aumente ou diminua conforme a necessidade
    A computação na nuvem não é voltada a um único tipo de empresa. Um mesmo serviço será eficiente , tanto para pequenas quanto grandes corporações, graças ao poder de elasticidade que ele possui.
    Você pode dobrar o processamento em horários de pico ou reduzir à metade em momentos de ociosidade, redimensionando de acordo com a sua necessidade.
  4. Acesse de qualquer lugar
    Esqueça a ideia de estar fisicamente em um local, para acessar as informações de que precisa. Com o advento da nuvem, todos os dados são acessíveis a qualquer momento e de qualquer lugar e dispositivo.
    Sua empresa estará sempre disponível, flexibilizando ainda mais todas as partes do seu negócio.
  5. Centralize sua empresa
    É difícil lidar com vários sistemas diferentes, cada um com diferentes tipos de configuração de hardware, autenticação, formas de acesso, com todo o seu ambiente dentro da nuvem é mais fácil criar um sistema integrado, o que facilita para que a empresa consiga desempenhar bem as suas funções.
  6. Facilidade no gerenciamento
    Como quase todos os sistemas na nuvem são automatizados, eles também armazenam várias métricas, principalmente como os serviços estão sendo utilizados, essas informações são indispensáveis para criar estratégias de redimensionamento de acordo com a demanda.
  7. Otimização na recuperação de desastres
    O ato de fazer cópias de segurança com qualidade e garantia é algo bem complicado, usá-las no momento que mais precisa delas é ainda mais crítico.
    Normalmente, os servidores dos fornecedores de serviços de nuvem possuem serviços de backup, cluster o que melhora a disponibilidade e a recuperação do ambiente em caso de falhas ou desastres.
  8. Segurança
    O provedor de serviço de nuvem sempre estará atualizado com as melhores práticas de segurança de dados, como por exemplo: serviços de criptografia, regulações, leis, autenticação unificada de usuários, firewall e antivírus. Isso diminui os riscos de roubo de informação e acesso não autorizado, ampliando a segurança da informação da companhia.
    Adotar os serviços de nuvem no ambiente empresarial é seguir uma evolução natural da tecnologia atual. Toda a sua elasticidade e variedade, ainda permitem que qualquer tipo de empresa, sem importar a área ou o tamanho, possam usufruir destes benefícios e transformá-los em uma verdadeira ferramenta para o sucesso.

Conheça mais sobre nossos serviços.

Preencha esse formulário e receba nossos conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − seis =

TOPO