Análise de vulnerabilidade: Onde se aplica?

Os ataques cibernéticos vêm crescendo gradativamente com a evolução da tecnologia trazendo assim grande preocupação perante a segurança das Informações, esse artigo abordará o item Análise de vulnerabilidade e onde ela pode ser aplicada na sua empresa.

O que é análise de vulnerabilidade?

A Análise de vulnerabilidade tem como objetivo mapear qualquer inconformidade encontrada na rede ou sistemas, visando trata-las de forma preventiva com o intuito de diminuir as suas chances de serem exploradas.

As vulnerabilidades podem ocorrer por inúmeros motivos:

  • Configuração de rede;
  • Falhas humanas;
  • Brechas de segurança em aplicações;
  • Sistemas desatualizados.

A análise de vulnerabilidade é utilizada para gerar insumos para a aplicação de um pentest, o qual identificará quais vulnerabilidades podem ser exploradas e corrigidas em tempo hábil antes que aconteça um cyber ataque.

É muito importante não confundir uma análise de vulnerabilidade com um pentest, enquanto uma análise de vulnerabilidade está focada em descobrir erros que podem ser explorados por um Hacker ou usuário mal-intencionado, o pentest está focado em explorar as vulnerabilidades a ponto de ganhar privilégios de acessos para invadir o ambiente.

Passos de uma análise de vulnerabilidade:

Mapeamento dos ativos de TI

Primeiramente é necessário mapear todos os ativos de TI, englobando hardwares, softwares e o fator humano o qual será sempre o item mais sensível de qualquer processo.

Escaneamento e avaliação de vulnerabilidades

Existem inúmeras ferramentas para verificação de portas e sistemas de fácil acesso, com as instruções certas elas podem ser cruciais para uma varredura de vulnerabilidade na sua rede.

Avaliação de riscos

Após o mapeamento das vulnerabilidades será realizada uma análise de risco e a verificação de criticidade, tratando sempre do mais vulnerável para o menos vulnerável.

Tratamento de Riscos

Após a realização da análise de risco, os mesmos devem ser tratados a fim de se mitigar possíveis impactos e danos ao ambiente da empresa, através de controles, politicas, diretrizes, processos e conscientização.

Conscientização de funcionários

Devido o fator humano ser uma das maiores vulnerabilidades de uma empresa, não será eficaz apenas investimos em equipamentos sofisticados de segurança e não conscientizar os funcionários da importância desse tema na empresa, pois é de vital importância que funcionários estejam ciente sobre o que é vulnerabilidades, todas as medidas de segurança que devem ser adotadas no ambiente da empresa.

Avaliação continua do ciclo

É de vital importância manter um ciclo periódico de verificação de vulnerabilidades do ambiente a fim de mapear novas vulnerabilidades resultando em um processo de melhoria continua na empresa.

Conheça mais sobre nossos serviços.

Preencha esse formulário e receba nossos conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =

TOPO