+55 (61) 3030-4000 / Canal de Denúncias

Blockchain para negócios: O que é e como se beneficiar

Blockchain para negócios: O que é e como se beneficiar

Passando por vários setores como o da saúde, automotivo e o setor bancário, a tecnologia blockchain está transformando a maneira como os dados são armazenados e acessados. Tecnicamente o blockchain é uma tecnologia nova, sendo inventada em 2008 e ganhando ênfase depois da chegada do Bitcoin

A definição pode ser um pouco complexa, mas segundo Paul Deghi, vice-presidente da WAAY-TV, o blockchain pode ser definido como: 

“Imagine uma planilha duplicada milhares de vezes em uma rede de computadores. Então imagine que esta rede é projetada para atualizar regularmente esta planilha,essa é uma compreensão básica do blockchain.” 

Blockchain

No blockchain as informações são constantemente reconciliadas no banco de dados, armazenado em vários locais e atualizado em tempo real. Ou seja, os registros encontrados lá são públicos e verificáveis. Como não existe uma localização central, é mais difícil de hackear, já que as informações existem simultaneamente em milhões de lugares. 

Segmentos de mercados que já utilizam o Blockchain 

Bancário 

O consórcio com os maiores bancos do mundo, chamado Unity Settlement Coin (USC) criou uma moeda digital capaz de tornar mais rápido e seguro para os bancos centrais liquidarem as suas transações. 

Já Wall Street formou seu próprio consórcio blockchain, o The Wall Street Blockchain (WSBA), uma organização sem fins lucrativos dedicada a ajudar os participantes a adotarem tecnologia de contabilidade.  

Contratos 

Uma das maiores dúvidas dos empresários, é como a tecnologia blockchain pode ajudar as empresas, e os contratos inteligentes são parte da resposta. Através dele acordos podem ser fechados automaticamente, quando há um assentimento entre ambas as partes. 

Por exemplo, operações de ações, transações imobiliárias e gerenciamento de cadeia de suprimentos são apenas algumas das muitas aplicações para contratos inteligentes. 

Os contratos inteligentes são executados automaticamente em um blockchain, sem a necessidade de intermediários para gerenciar a transação ou cobrar taxas. 

Outros exemplos de utilização dos contratos inteligentes: 

  • Distribuição de royalties na indústria do entretenimento podem ser automáticas; 
  • O agendamento de transporte público pode ser automatizado de acordo com regras pré-programadas; 
  • Registros médicos serão protegidos por contratos inteligentes, de modo que apenas algumas pessoas possam acessa-los; 
  • Os empréstimos podem ser processados automaticamente; 
  • Títulos de propriedade podem ser gerenciados e transferidos automaticamente. 

O blockchain para aplicativos de negócios requer automação, e os contratos inteligentes podem tornar essa automação flexível, escalável e segura. 

Automotivo 

O mercado de carros conectados não para de crescer, com estimativa de crescimento de mais de US $ 219 bilhões até 2015. Essa adoção de veículos inteligentes terá como grande ajuda a tecnologia blockchain. 

Alguns exemplos: 

  • Dados Vehicle-to-Vehicle (V2V) e Vehicle-to-Infrastructure (V2I) serão protegidos contra cibercriminosos; 
  • Acompanhamento, operação e manutenção do veículo durante toda a sua vida útil; 
  • Serviços de hospedagem na nuvem para OEMs e provedores de serviços de terceiros; 
  • Facilitar a criptografia, transporte, distribuição e o armazenamento das grandes quantidades de carros conectados por dados gerados; 
  • Automatização das tarefas de gerenciamento da cadeia de suprimentos. 

Saúde 

Blockchain na Saúde

O setor da saúde sem dúvidas se beneficia em grande escala com o blockchain. Ao contrário dos bancos de dados convencionais, no blockchain cada nova entrada ou modificação se torna um novo bloco de dados. 

Sendo assim, inserindo novas informações ou atualizando informações existentes, cada alteração se torna um novo registro com sua própria data e registro da data e hora. 

Exemplos: 

  • Acompanhamento de estoque de dispositivos médicos; 
  • Automatização de aprovações de seguro; 
  • Fornecer gerenciamento de diretórios do provedor de serviços de saúde; 
  • Acompanhamento de dados através de ensaios clínicos; 
  • Armazenamento de registros médico do paciente. 

Internet das Coisas 

IoT e Blockchain

Uma das maiores oportunidades da união entre a IoT e o blockchain é fazer com que os dados da IoT se mova mais rapidamente e permaneçam seguros. 

Algumas aplicações do blockchain em IoT: 

  • Automatização de cooperativas comunitárias de energia solar; 
  • Hospedagem e automação de processos inteligentes; 
  • Plataformas de rastreamento de unidades de hospedagem para aplicação da lei; 
  • Execução de contratos inteligentes entre componentes da infraestrutura de IoT. 

Apesar de ser uma tecnologia não tão divulgada e utilizadas pelas empresas, adotar o blockchain pode ser questão de vantagem competitiva e estratégia para melhor processos e aumentar a segurança e credibilidade da sua empresa. 

Compartilhe:
plugins premium WordPress