Ao seguir uma de suas grandes premissas, a Central IT procura sempre promover em seus colaboradores o sentimento de que o conhecimento é o caminho para o crescimento pessoal, assim como para a evolução profissional. Estudar ou atualizar-se acerca de assuntos que sejam do interesse de um indivíduo ou que façam parte de suas rotinas de trabalho é importante para que o raciocínio e a visão de mundo estejam sempre aquecidos.
As capacitações técnicas e práticas têm sido profundamente exploradas e promovidas pela empresa, seja através dos treinamentos aos quais todos têm acesso ou dos workshops e demais encontros que a empresa oferta.
Certificada na ISO 20000, norma que avalia a maturidade do sistema de gestão dos serviços de tecnologia da informação, a Central IT conta com um time de auditores internos, que atuam como guardiões dos processos e dos requisitos previstos no padrão.
Anualmente, estes auditores cumprem uma temporada de análises internas, em que é observada a aderência das áreas que compõem a nossa organização às exigências das normas às quais respondemos e somos certificados. Assim, a empresa garante a melhoria contínua e o respeito aos processos, uma vez que há o acompanhamento dos fluxos e procedimentos seguidos durante a rotina diária de cada departamento.
Estas pessoas fazem parte do time de colaboradores, e trabalham em observância com o compromisso estabelecido pela empresa, que é gerar resultados eficazes para clientes internos e externos, assim como manter-se competitiva no mercado e realizar entregas com alto padrão de qualidade, sempre de forma proativa e inovadora.
No mês de julho, a Controladoria de Qualidade da Central IT promoveu um treinamento de atualização na norma ISO/IEC 20000-1:2018 “Information Technology – Service management – Part 1: Service management system requirements” à equipe de auditores. Na ocasião, foi abordada a adoção da estrutura do Anexo SL à ISO 20000, ponto que também está presente nas normas ISO 9001 e ISO/IEC 27001.
Os novos requisitos da versão foram publicados em setembro de 2018 e abarcam os pontos referentes ao planejamento de serviços e ao conhecimento. Assim, várias cláusulas que, anteriormente, estavam combinadas foram separadas, como: gestão da capacidade, gestão da demanda, gestão do catálogo de serviços, gestão do nível de serviço, gestão da disponibilidade de serviço, gestão da continuidade de serviço, gestão da solicitação de serviço e gestão de incidentes.
Outras particularidades também foram alteradas, em relação à documentação, o que reduzirá o número de documentos exigidos, como requisito para documentar o plano de capacidade e disponibilidade, que será substituído por requisitos para planejar a disponibilidade e a capacidade do serviço. Também foi removida a necessidade da CMDB (Configuration Management Databased), que foi substituída por um requisito para a configuração da informação.
Com o treinamento, os colaboradores que atuam como auditores internos estão capacitados para iniciar um novo ciclo de revisão do sistema e adequá-lo à nova versão.
A Central IT agradece ao seu time de auditores internos e os parabeniza por cumprir com sucesso mais este desafio!
Time de auditores internos da Central IT
ANDERSON ANTERIO MENDES PINHEIRO |
CAMILA VITORIA PATRIOTA DE OLIVEIRA |
CARMEN MARIA LUCAMBIO CEPERO |
CENILA RODRIGUES MALTA |
CESAR AUGUSTO INACIO R. ALVES |
FATOUMATA DRAME |
JOSE LUIS FAGONDES MIGUEL |
KELLYTA MOREIRA DE ALMEIDA |
MARCIA ALVES SIQUEIRA |
MELINA ANDRÉA TONISSI |
MICHAEL LIRA DE MEIRA |
PATRICIE MEDOVA |
TALITHA HUANNA DIAS GALINDO LIMA |
THIAGO DIAS MEIRA |
VINICIUS DE ARAUJO GOMES |
Quais são os benefícios esperados da ISO/IEC 20000-1:2018?
Trazendo o gerenciamento de serviços e a melhora contínua para o coração do negócio
A norma atualizada garantirá que o gerenciamento de serviços esteja integrado e alinhado com as estratégias de negócios da organização. Esse foco estratégico resultará na otimização do desempenho do Sistema de Gerenciamento de Serviços (SGS), tornando-o mais eficaz para a empresa, seus clientes e fornecedores.
Liderança
Um maior envolvimento no sistema de gestão pela equipe de liderança garantirá que toda a organização compreenda os requisitos de gerenciamento de serviços e seja motivada a alcançar as metas e objetivos da organização.
Documentação menos prescritiva
O feedback sugeriu que a norma atual pode ser muito prescritiva em relação à documentação e procedimentos. A atualização fornecerá maior flexibilidade, facilitando a aplicação a qualquer Sistema De Gerenciamento De Serviços.
Novo foco na demanda e gestão do conhecimento
Incorporar demanda e conhecimento é uma nova adição a essa norma que pode ser aplicada ao gerenciamento de serviços em toda a organização além da TI.
Clareza no gerenciamento do fornecedor
A atualização fornecerá parâmetros mais claros sobre o gerenciamento de fornecedores, ajudando você a incorporar abordagens mais eficazes para melhorar seus relacionamentos e melhorar a eficiência de todos os envolvidos.
Uma abordagem integrada
Ela adotará a nova estrutura de alto nível aplicável a todas as novas normas de sistemas de gerenciamento da ISO, o que significa que será muito mais fácil implementar sistemas de gerenciamento múltiplos e integrados.