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Nagios é produto de sucesso na Consultoria

Nagios é produto de sucesso na Consultoria

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A Central IT conta com uma reconhecida vertente de serviços personalizados, a Gerência de Consultoria, um braço da Superintendência de Serviços Compartilhados.
Sob a tutela do Superintendente Hiráclis Nicolaidis, uma capacitada equipe de consultores trabalha para diagnosticar e solucionar todos os tipos de incidentes que ocorrem no ambiente dos clientes da Central IT. Foi assim que nasceu um projeto ambicioso de implantação de Nagios, apresentado pelo Consultor em Tecnologia da Informação Otávio Bastos Lemos durante o Prêmio Casos de Sucesso 2014.
De acordo com Otavio, a implantação da ferramenta tem se tornado uma nova fonte de faturamento para empresa pois, por se tratar de uma ferramenta de alerta, com uma série de aplicativos e funcionalidades que permitem que o cliente monitore o seu ambiente em tempo real e aja proativamente na detecção de incidentes, se tornou visada pelo mercado.
“Como o projeto Nagios era o mais vendido na Consultoria, optei por utiliza-lo em minha apresentação no Prêmio Casos de Sucesso. Na época, eu já havia vendido 11 projetos do Nagios e, no dia da apresentação, fechamos outro, no auditório mesmo. Atualmente, estamos com 14 projetos Nagios vendidos e implantados” comemora o Consultor.
O Nagios se mostra muito útil para o ambiente de governo que, pela complexidade de seus processos, exige disponibilidade total do ambiente tecnológico. A aplicação é popular por rodar de forma ininterrupta e não funcionar apenas como uma ferramenta de backup, utilizada somente nos momentos de crise. O Nagios atua basicamente no monitoramento constante de hosts e serviços, com possibilidade de alertar o cliente sobre a necessidade de reparos preventivos.
O consultor criou um cronograma de ações bastante ágil, que consiste no estudo do ambiente, implantação, testes e execução com apresentação de resultados, no período de um mês. Otávio fala orgulhoso que este prazo foi excedido apenas uma vez, por causa de problemas de agenda por parte do cliente. Mesmo assim, o caso lhe rendeu elogios da alta cúpula da Secretaria de Fazenda de Goiás, que utiliza a solução no monitoramento da arrecadação da Nota Fiscal Eletrônica, com geração de relatórios de arrecadação a cada cinco minutos.
“O Nagios que a Consultoria entrega possui diversos plug-ins, o que possibilita o seu uso por corporações de grande porte, pois possui mapas, topologias, geolocalização, acesso mobile e processos de negócios. Realmente, é um produto muito bom e essencial para os nossos clientes, pois aumenta a confiabilidade e o tempo de resposta nos incidentes e problemas do dia-a-dia”, afirma ele, que está acostumado a implantar a solução em ambientes que já possuem outras ferramentas, como é o caso do ICMBio, que utiliza o Nagios em conjunto com o Citsmart, ferramenta de gestão criada pela Central IT.
O monitoramento realizado pelo Nagios pode ser feito de diversas formas, como por browsers de internet, WAP e o envio de alertas por aplicativos mobile, que é o caso do envio de e-mails e mensagens instantâneas pelo WhatsApp.
Um bom exemplo da atuação da Central IT com a ferramenta, foi a sua inserção no Ministério do Planejamento, onde foi implantada para realizar o monitoramento de redes e garantir a disponibilidade de toda a infraestrutura de TI do órgão, composta de servidores, switches, entre outros hardwares, como contou o Chefe da Divisão de Infra e Fiscal de Contrato Thiago Dalpoz.
“O ambiente do Ministério já era monitorado, mas não de forma efetiva, pois o que tínhamos aqui era uma ferramenta de segurança, que nos dava apenas um gerenciamento parcial da infra e possuía apenas algumas funcionalidades. Então, recebemos a equipe de consultores da Central IT, que nos recomendou o Nagios para fazer esse serviço. Desenhamos um projeto e demos início à implantação. Hoje, reduzimos muito a indisponibilidade dos recursos e aumentamos a performance, então tem sido muito produtivo, pois assim que os alertas são enviados, já registramos o incidente no Citsmart e conseguimos agir proativamente, antes que o usuário final perceba que houve algum problema”, afirma.
Por todo o êxito na aplicação da ferramenta e o alto índice de aprovação por parte dos clientes, a Central IT parabeniza o Consultor Otávio Lemos, um dos vencedores do Prêmio Casos de Sucesso.​
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