Como está a saúde digital do seu negócio?

Data da publicação: 18 de julho de 2024

A explosão da transformação digital como uma consequência da pandemia de covid-19, fez com que empresas e profissionais de TI percebessem a necessidade de tecnologias que conversem com um mundo cada vez mais conectado. Mas o que fazer para garantir a imunidade digital de uma empresa? Você sabe como está a saúde digital do seu negócio?

Uma das tendências da Gartner para 2023, a imunidade digital é um conjunto de soluções que deve ser priorizado para as empresas se mantenham atualizadas e em segurança diante do cenário competitivo.

 

Você sabe o que é um Sistema Imunológico Digital?

 

Resultado da aplicação de tecnologia em negócios voltada para práticas de segurança, o Sistema Imunológico Digital (Digital Immune System – DIS) tem como objetivo aumentar cada vez mais a resiliência de sistemas e produtos nas empresas.

Ou seja, o “DIS” é basicamente o responsável por preparar a sua empresa para lidar com situações de risco à segurança digital. Sua atuação está na minimização de falhas, transformando ataques e quebras de segurança em oportunidades.

 

E quais são os elementos desse sistema?

 

Segundo a Gartner, um bom sistema imunológico digital é focado na otimização da resiliência dos sistemas operacionais, combinando diversas estratégias que minimizem riscos de segurança e ofereçam uma experiência aprimorada ao usuário. Veja quais são os elementos de um bom DIS:

  • #1 – Firewalls e proteção de rede: Defendem o sistema operacional contra acessos não autorizados, garantindo a segurança da rede.
  • #2 – Antivírus e antimalware: Identificam ameaças digitais, eliminando-as para evitar possíveis ataques cibernéticos.
  • #3 – Atualização de softwares: A atualização frequente de sistemas operacionais é fundamental. Ela garante a melhor performance, corrigindo possíveis vulnerabilidades.
  • #4 – Conscientização dos usuários: Desenvolver uma cultura de conscientização entre a equipe de colaboradores é essencial para o cumprimento das boas práticas de segurança na internet.
  • #5 – Monitoramento em tempo real e resposta a incidentes: Para garantir a proteção de um sistema operação, é preciso estar sempre atento para detectar e responder de forma ágil a atividades suspeitas.

 

Por que isso é importante para o seu negócio?

 

Mais do que apenas uma precaução, garantir a imunidade digital do seu negócio é uma necessidade. Pois garante a proteção de dados delicados de sua empresa e clientes. Além claro, de obter a satisfação do usuário. Pelo menos, é o que aponta a Gartner sobre o assunto. Até 2025, as empresas que investirem em uma boa estrutura de DIS, garantirá os maiores níveis de satisfação, diminuindo o tempo de inatividade em 80%.

Fora isso, a exposição a ataques cibernéticos pode resultar na perda de dados sensíveis. O que gera danos na reputação da empresa, além da ocorrência de uma interrupção operacional. Portanto, sobressaem-se aqueles gestores que investem na construção de uma imunidade digital robusta para os seus negócios.

 

Como a Central IT pode te ajudar com isso?

 

Acreditamos que toda transformação digital começa com uma pessoa que busca inovar. Nossas soluções, entre produtos e serviços, são desenvolvidas para promover qualidade de vida e praticidade através da tecnologia. E quando falamos sobre garantir a saúde digital do seu negócio, isso não poderia ser diferente. Veja algumas possibilidades que oferecemos para te ajudar nesse aspecto:

  • #1 – Soluções de cibersegurança: Aqui você conta com a implementação de firewalls avançados para atuar na detecção de riscos e proteção contra ameaças emergentes.
  • #2 – Consultoria para capacitação de pessoal: Com os nossos Business Partners, você tem um parceiro estratégico específico para o seu modelo de negócio. Sempre pronto para orientar e capacitar o seu time na segurança da sua empresa.
  • #3 – Monitoramento em tempo real: Vigilância constante para detectar precocemente qualquer atividade suspeita, neutralizando ameaças e prevenindo riscos.
  • #4 – Armazenamento em nuvem: O ambiente ideal para armazenamento de dados importantes. Feito para garantir a disponibilidade e a integridade das informações do seu negócio com backups estratégicos.
  • #5 – Atualizações frequentes: O suporte ideal para manutenções e atualizações regulares, tudo pensado para eliminar brechas na sua segurança.

 

Ao investir nas soluções de imunidade digital da Central IT, você tem a garantia de quem está há 19 anos inovando no mercado de tecnologia em negócios. Nós oferecemos a você uma defesa sólida e confiável contra qualquer ameaça cibernética.

Mantenha a sua empresa protegida. Conte com a nossa ajuda para alavancar o seu negócio. A segurança do seu sucesso digital começa agora. Fale com a gente.

 

Ah, e se você quiser saber mais sobre tecnologia em negócios, siga as nossas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Telegram.

Até a próxima!

Autor: Raphael Fernandes (Copywriter na Central IT).