STARTUP ABRE VAGAS PARA 2030

O PROFISSIONAL DE 2030

Se você quer se candidatar a uma vaga para as profissões do futuro, entenda o que buscam as startups que estão despontando tecnologicamente. 

Os profissionais do futuro são o objetivo de empresas que querem se adequar aos rápidos e desafiadores movimentos do novo mercado de trabalho.

Neste artigo, você vai descobrir o que as empresas esperam dos profissionais do futuro, como está a relação do mercado de trabalho com o avanço tecnológico, além de entender que o diferencial nisso tudo é ser humano

Como será o profissional de 2030?

Não precisamos chegar ao futuro para saber que a tecnologia é um conhecimento necessário para qualquer profissional!

Segundo o recente relatório do  Future of Jobs Reportestima-se que, até 2025, 85 milhões de empregos sejam substituídos por um salto na divisão entre o trabalho humano e o das máquinas. Em contrapartida, espera-se a criação de outros 97 milhões de empregos da nova economia. 

Algumas das profissões que lideram a demanda do mercado de trabalho futuro são: Cientista de Dados, Especialistas  em Inteligência Artificial, Robótica, Internet das Coisas, Segurança Cibernética e Especialistas em Transformação Digital e Inovação. A emergência desses cargos reflete a aceleração da automação que viveremos nos próximos anos.

O que realmente se espera de um profissional do futuro não são apenas as habilidades acadêmicas e técnicas, afinal, o conhecimento também está sendo automatizado. Por séculos, as hard skills, ou  habilidades técnicas, foram o foco e o diferencial para a qualificação profissional. Hoje, porém, as soft skills, ou competências humanas, têm mais atenção e serão um terço dos investimentos das empresas até 2030, segundo o estudo realizado pela Deloitte Access Economics

Quanto mais o profissional do futuro desenvolver essas habilidades que dizem respeito ao seu comportamento social e às suas qualidades individuais, maiores as chances de se tornar uma personalidade atraente para o novo mercado de trabalho

O profissional de 2030 viverá no mundo BANI, que vem da expressão Brittle (Frágil), Anxious (Ansiedade), Non Linear (Não Linear) e Incomprehensible (Incompreensível). Um mundo onde todo conhecimento é líquido, um organismo vivo que está em constante mudança e vivendo a incerteza. Seguir o ritmo rápido de atualização do mercado é primordial para o seu crescimento, e para evitar que as habilidades já adquiridas se tornem obsoletas, esse profissional deve aprender o significado e a prática de 3 termos importantes no mundo corporativo: Upskilling, Reskilling e Lifelong Learning.

Reskilling, significa essencialmente “aprender novas habilidades para fazer um trabalho diferente”. É a requalificação de profissionais que precisarão buscar outra posição dentro ou fora de sua atual empresa, pois sua função será extinta por alguma inovação tecnológica.

Upskilling é a atualização necessária para que o profissional consiga atender novas demandas do mercado, que pode ocorrer dentro ou fora de seu atual emprego. Neste caso, não há a extinção da função ou posição, mas sim uma inovação dela. 

Por fim, Lifelong Learning significa “aprendizado ao longo da vida”. Essa é a competência essencial que viabiliza o Upskill e Reskill, pois preconiza a aprendizagem continuada, por meios formais e informais, e não apenas por graduações. Mais do que uma habilidade, o lifelong learning é um modelo mental característico do perfil das profissões do futuro: pessoas curiosas, inquietas, em constante busca por novos conhecimentos para criar soluções. 

Como serão as empresas em 2030?

As startups são uma realidade no mundo empresarial. Elas são caracterizadas por um modelo de negócio disruptivo e escalável que trabalha em condições de extrema incerteza.

Em contraponto, permite criar e testar produtos inovadores com muito mais agilidade em relação às grandes organizações.

A predisposição das startups está intimamente ligada a recursos de robotização de processos, hiper automação, inteligência artificial, trabalho remoto e outras  aplicações tecnológicas que automatizam atividades humanas. 

Hiper automação é um conceito evolutivo da automatização de processos. Seria a combinação de tecnologias avançadas para automatizar aquelas tarefas simples e repetitivas, orquestrando tudo num só organismo em funcionamento. Quase poético, não?

Não vamos confundir automação e automatização. Na automação, um equipamento utiliza dados para autorregular seu funcionamento. Já na automatização, você apenas transfere a realização de uma atividade para a máquina. 

O objetivo da hiper automação é tornar os processos o máximo automatizados, eliminando para sempre aquele funcionário que fica batendo carimbo (e serviços afins) e colocando as máquinas para pensar e executar todo o processo por meio de tecnologias avançadas e sofisticadas, antes, durante e depois, sem precisar da ação do ser humano. 

Assim, é possível dedicar as habilidades humanas para tarefas mais especializadas e que dependem de competências que não podem ser adquiridas pelas máquinas, como criatividade, empatia e liderança, atributos exclusivamente humanos.

Seja você esse profissional de 2030. 

As empresas que desejam alcançar um alto nível de inovação e disrupção, responsáveis por desenvolver as novas tecnologias que irão moldar o futuro da sociedade, precisam contratar hoje os profissionais que já têm a cabeça do amanhã. Pessoas visionárias e criativas, capazes de pensar e construir futuros melhores.

“A tecnologia e a internet que temos à nossa disposição é do século XXI, mas a cultura dos ambientes corporativos e a nossa própria mentalidade ainda parece operar no século XIX.” 

Lu Couto e Victor Hugo Barreto

Central IT, uma grande empresa de tecnologia no Brasil, é um exemplo desse olhar visionário. Nasce, da sua medula espinhal, a célula COCRIAR – uma startup de inovação que irá incubar tecnologias emergentes e que está em busca desse Profissional do Futuro!

(CTA 1 – Release/Ads)

Se você conseguiu chegar até aqui e percebeu que você é esse profissional do futuro, apaixonado por transformação digital, comece agora mesmo a sua jornada rumo ao mercado de trabalho futurístico.

Clique aqui e saiba mais sobre a vaga do Profissional do Futuro!

(CTA 2 – Artigo blog/LinkedIn/LP)

Sabe aquela pessoa que sempre tem ideias mirabolantes que todos acham impossível de realizar? É você? Reconheceu alguém? Esse é o Profissional que queremos para COCRIAR o futuro com a gente!

Clique aqui e saiba mais sobre a vaga do Profissional do Futuro!

PRÉVIAS

STARTUP ABRE VAGAS PARA 2030 

Os profissionais do futuro são o objetivo de empresas que querem se adequar aos rápidos e oscilantes movimentos do novo mercado de trabalho.

Se você quer se candidatar a uma vaga para os novos cargos do futuro, entenda o que buscam as startups que estão sempre se atualizando no mercado de trabalho e despontando tecnologicamente. 

Neste artigo, você vai descobrir o que as empresas esperam dos profissionais do futuro, como está o avanço tecnológico e entender que o diferencial é ser humano

O mundo ontem, hoje e amanhã

O tempo já não é mais o mesmo. Na verdade, nunca foi, mas com o avanço tecnológico, ele nos parece cada vez mais veloz e escasso. As notícias de um mês atrás são obsoletas e tudo está em um permanente estado de mudança.

Imagine que, há 10 anos, em 2011, os celulares com tecnologia avançada eram estilo Blackberry. Ele tinha um míni teclado e, dependendo do modelo e da marca, o teclado abria e fechava. A tecnologia revolucionária do touchscreen estava sendo testada nas telas de 3,5 polegadas nos IPhones em 2007, com câmeras de 2 mega pixels. Uma década depois, os celulares passaram por centenas de atualizações, como identificação digital, vocal e facial. 

Agora imagine como será daqui 10 anos? Talvez, até lá, você leia algum artigo semelhante a esse e dê gargalhadas sobre os celulares de 2021 e pense o quanto era antiquado.

Com a pandemia, o mundo tecnológico deu um sobressalto. Mais pessoas conectadas, mais computadores, mais acessos a aplicativos, compras e vendas pela internet, sem contar a robotização dos processos. Parte da vida real de todas as pessoas está presente no mundo virtual.

O mundo hoje tem um nome: BANI

Por volta de 1990, após a Guerra Fria, criou-se um termo chamado Mundo VUCA, que consistia em entender o mundo a partir do contexto da época para construir novos modelos de negócio num ambiente de insegurança e instabilidade, com a tecnologia em ascensão exponencial. 

Foi durante a pandemia da Covid-19 que líderes no Vale do Silício se reuniram com o intuito de renomear essa nova forma de encarar o mundo atual, e criaram o termo BANI:

B – Brittle (Frágil)

A – Anxious (Ansiedade)

N – Non linear (Não linear)

I – Incomprehensible (Incompreensível)

Tudo está frágil, sem solidez e impermanente. Planejamentos longos já não fazem mais sentido, pois tudo pode acontecer da noite para o dia. Tudo isso gera muita insegurança e impotência, o que culmina na ânsia pelo futuroe faz com que as pessoas se sintam perdidas.

O mundo oscila de forma aleatória e todas as coisas e mínimas decisões estão interconectadas, provocando uma ausência de respostas imediatas para algumas crises. O excesso de informação e sua rapidez nos deixa sem ação, e é nesse cenário que nascem os novos profissionais do futuro.

Central IT é uma grande empresa de tecnologia no Brasil que possui um exemplo desse olhar visionário. Esta célula remota independente dispõe de inovação apartada para incubar tecnologias emergentes e está em busca de profissionais com o mindset do futuro.

Se você conseguiu chegar até aqui, entendeu que possuir as skills do profissional do futuro e ser apaixonado por transformação digital já são dois passos cruciais para começar a sua jornada rumo ao mercado de trabalho futurístico. 

As empresas que desejam alcançar um alto nível de inovação e disrupção precisam contratar HOJE os profissionais com essa mentalidade: visionários(as), criativas(os) e capazes de pensar e construir futuros melhores.

Quer entrar pra equipe? Reconheceu algum colega ou parente disruptivo que se encaixa como profissional do futuro?

Então clique aqui para se inscrever no evento de lançamento da startup COCRIAR e deixe a gente te conhecer!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 16 =