Acesso restrito

Origem do Novembro Azul

16:18 17 novembro in Notícias
0 Comments

O Novembro Azul é uma campanha global dedicada à prevenção do câncer de próstata e que, consequentemente, contribui para a conscientização sobre a saúde do homem. Sua origem se deu em 2003, na Austrália, e hoje mais de 20 países já aderiram à campanha.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo com maior incidência nos homens, ficando atrás apenas do câncer de pele, e é também o segundo tipo de câncer que mais causa mortalidade entre a população masculina, atrás somente do câncer de pulmão.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima que 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2020.

No entanto, os efeitos negativos do câncer de próstata podem ser altamente reduzidos se diagnosticado precocemente, por isso as consultas de rotina com um urologista e os exames preventivos – exame de toque e o PSA (Antígeno Prostático Específico) – são fundamentais para uma maior probabilidade de cura da doença.

O que é a próstata?

É uma glândula presente nos homens localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, que envolve a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina).

Sua função é produzir o líquido que compõe o sêmen, nutrindo e protegendo os espermatozoides. Em homens mais jovens, o tamanho da próstata é similar ao de uma ameixa, mas, conforme a idade avança, o tamanho da glândula também cresce. Por isso, homens com mais de 45 anos devem redobrar a prevenção.

O que é o câncer de próstata?

O desenvolvimento de qualquer tipo de câncer acontece devido, ao longo da vida, as células se multiplicarem para substituírem as antigas por novas e, em meio a esse processo, ocorrer alguma alteração, que gera um crescimento descontrolado das células e forma tumores.

No caso da próstata, conforme o avançar da idade, as células vão se renovando e há um crescimento natural da glândula. Contudo, durante esse multiplicar metabólico das células pode haver alguma anormalidade e começar a desenvolver um câncer.

Fatores de risco

  • Histórico familiar de câncer: caso tenha algum parente próximo, como pai, avô ou irmão que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, o risco é maior.
  • Sobrepeso e obesidade: a obesidade influencia principalmente na incidência de câncer de próstata, mama e colorretal.
  • Etnia: o câncer de próstata tem duas a três vezes maior incidência em homens negros, segundo estudo do Hospital das Clínicas.
  • Idade: a cada dez homens diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos. Por isso, os exames de rotina podem ser feitos:

A partir dos 45 anos: aqueles do grupo de risco (negros ou com histórico familiar).

A partir dos 55 anos: demais homens.

Prevenção

Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer:

– Ter uma alimentação saudável

– Praticar atividade física

– Não fumar

– Manter o peso corporal adequado

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Sintomas

O câncer de próstata em sua fase inicial pode não apresentar sintomas. Porém, quando os sinais começam a surgir, se manifestam por:

  • Dificuldade de urinar.
  • Demora em começar e terminar de urinar.
  • Sangue na urina.
  • Diminuição do fluxo da urina.
  • Necessidade de urinar mais vezes tanto durante o dia quanto durante a noite.

Tratamento

O tratamento do câncer de próstata é feito de acordo com a avaliação do médico especializado sobre os riscos, benefícios e melhores resultados, levando em conta o estágio da doença e as condições clínicas de cada paciente. O mais comum é a cirurgia, que pode ser realizada junto com a radioterapia e tratamento hormonal.

Na Central IT nos preocupamos muito com a sua saúde. Aproveitamos para reforçar que quem utiliza o nosso Plano de Saúde tem as opções “Médico na tela”, “Psicólogo na tela” e “Orientação médica telefônica” disponíveis para utilização em caso de dúvidas sobre sintomas.

Você sabia que mais da metade dos homens brasileiros que são atendidos pelo SUS nunca foi ao urologista? O “Novembro Azul” é usado pelos médicos para chamar atenção para necessidade de tomar todos os cuidados contra o câncer de próstata.

E você? Tem cuidado da sua saúde?

Fonte: segundo Instituto Lado a Lado pela Vida/G1 https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/11/02/novembro-azul-mais-da-metade-dos-homens-brasileiros-atendidos-pelo-sus-nunca-foi-ao-urologista-segundo-instituto.ghtml.

No Comments

Post A Comment