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Gartner divulga tecnologias que podem diminuir disseminação da Covid-19, através de veículos

11:55 13 julho in Artigos, Covid19
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À medida que a COVID-19 começa a influenciar as tecnologias incorporadas aos veículos, os fabricantes de automóveis deveriam se concentrar em quatro áreas específicas para ajudar a diminuir o risco de infecção dos ocupantes, de acordo com o Gartner.

“O novo normal imposto pela COVID-19 influenciará claramente a maneira como as pessoas viajam”, diz Pedro Pacheco, Diretor Sênior de Pesquisa do Gartner. “O medo de infecção está começando a afastar alguns viajantes do transporte público, colocando uma ênfase maior em carros particulares e serviços de mobilidade compartilhados. No entanto, mesmo dentro desses veículos, os indivíduos querem garantia contra o contágio e várias tecnologias estão sendo implementadas em resposta a essa necessidade.”

Os executivos de TI (CIOs – Chief Information Officers) das empresas automotivas deveriam trabalhar com parceiros de tecnologia internos para incorporar tecnologias em quatro áreas para diminuir o risco de infecção pela COVID-19 aos ocupantes dos automóveis.

Desinfecção de Cabine

Luzes ultravioleta C (UVC) dentro das cabines dos carros podem ser usadas para desinfetar várias superfícies de toque frequente. As superfícies de plástico e vidro existentes nos automóveis também podem ser substituídas por plásticos e vidro antimicrobianos para reduzir a possibilidade de contágio de motoristas e passageiros a partir dos pontos de toque dentro da cabine. Essa desinfecção também pode ser feita por meio de um ciclo de aquecimento, em que o controle climático do carro pode aquecer a cabine por um longo período para reduzir a quantidade de contaminação microbiana.

Purificação do ar da cabine

Os fabricantes de automóveis podem instalar purificadores de ar a plasma que podem filtrar as impurezas do ar até PM2,5, o que é considerado adequado para combater germes e poluição. Os purificadores de ar a plasma para automóveis são algo relativamente comum em vários países asiáticos, o que significa que a tecnologia está pronta para ser adotada. O uso de filtros de ar particulado de alta eficiência (HEPA) também pode filtrar partículas germinativas no ar na cabine quando o controle climático é definido para a recirculação do ar, tornando-a mais segura para os passageiros.

Funcionalidades do carro conectado

Fechaduras de portas automatizadas e ações de partida e desligamento do motor por meio de aplicativos móveis poderiam reduzir o contato do motorista com superfícies dentro do veículo. Os aplicativos móveis também poderiam ser usados para serviços de vendas de carros e de pós-venda sem contato físico, incluindo agendamento de testes (conhecidos como test drives), serviço de revisão em concessionária, assistência na estrada, serviço de manutenção em casa e entrega em domicílio de veículos.

“O pagamento sem contato é outro aplicativo de carro conectado que permite aos passageiros pagarem enquanto estão sentados dentro do carro, reduzindo o risco de exposição a infectantes”, diz o analista.

Interface homem-máquina

O uso de um assistente de voz eficaz poderia reduzir o contato com as superfícies dentro da cabine. A Inteligência Artificial (IA) emocional pode tornar a interação entre os passageiros e o veículo mais personalizada e, ao mesmo tempo, ajudar na detecção precoce dos sintomas. Por exemplo, o uso de Inteligência Artificial emocional pode ser útil para detectar sintomas visíveis em passageiros como tosse e febre e notificar o motorista.

A pandemia enfatizou a implementação de medidas de higiene e tecnologias que certamente podem reduzir o risco de infecção. “Os fabricantes de automóveis podem usar essas tecnologias para atrair mais compradores, uma vez que a saúde é uma das principais prioridades de todos os indivíduos”, diz Pacheco.

Fonte: CIO

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