
Por projeto junto ao Ministério da Economia, IBM concede prêmio à Central IT
A Central IT e a IBM construíram, ao longo dos anos, uma relação bastante frutífera. Muitos membros do nosso time de especialistas são totalmente imersos nas tecnologias da organização americana, o que é um diferencial em nossa atuação junto aos clientes.
E, tratando-se disto, podemos destacar um Caso de Sucesso que a Central IT executou, utilizando uma das tecnologias de maior expressão da IBM, o Watson.
O projeto trouxe para a Central IT, assim como muitos outros, a recompensa do reconhecimento pelos serviços prestados ao país e a cada um de seus cidadãos, a partir da implantação de chatbots para o atendimento direto a usuários do Ministério da Economia. O objeto da contratação era o suporte aos Sistemas Estruturantes do Governo, que se tratam de um conjunto de soluções que disponibilizam serviços críticos para servidores e para a população, em geral, utilizando inteligência artificial para responder as questões mais comuns sobre o ambiente ao qual cada plataforma pertence.
Como grande diferencial, a equipe da Central IT aplicou o IBM Watson, como tecnologia para dar vida às assistentes virtuais, que são “a cara” de cada sistema estruturante. Foi o caso, por exemplo, da ISIS, bot da plataforma + Brasil, que responde às perguntas dos usuários sobre assuntos relacionados a senhas, contas, regras e leis, cadastros e ordens bancárias.
Cristiano Heckert, Secretário de Gestão do órgão, explicou a função dos Sistemas e descreveu a importância do atendimento robotizado, em entrevista ao portal Convergência Digital.
“Essas ferramentas vêm facilitar o atendimento aos usuários de duas plataformas, na Siasg/Comprasnet, onde são efetuadas licitações e contratações do governo federal temos uma média de 12 mil atendimentos por mês; e no sistema de transferências da União, agora plataforma + Brasil, que realiza 6 mil atendimentos por mês a servidores, em estados e municípios, que recebem doações e precisam tirar dúvidas tanto sobre a parte da legislação quanto de operação dos próprios sistemas”, explicou o Gestor.
Parceiro da Próxima Geração
A IBM tem atuação mundial e as tecnologias que desenvolve chegam aos mais diversos públicos. Por isso, a organização celebra os líderes de indústria de Tecnologia da Informação, por seu destaque na aplicação e disseminação das soluções que oferece. Os parceiros são reconhecidos pelo seu comprometimento com a excelência e com a promoção de melhores experiências para os usuários, com visão voltada para as próximas gerações.
Em 2020, a Central IT foi escolhida como uma destas parceiras, na América Latina, pelo trabalho desenvolvido no Ministério da Economia, com a implantação do Watson no atendimento aos usuários dos Sistemas Estruturantes.
“A Central IT é um orgulho para o Ecossistema da IBM, no Brasil e, em especial, em uma categoria foco para nós. A solução oferecida pela Central IT em nossa plataforma de Watson demonstra a sua liderança na busca de inovações, que ajudam os clientes em seu processo de transformação digital!
Seu foco e empenho para o sucesso da parceria com a IBM faz a diferença e este prêmio é reflexo de todo este trabalho!”, parabenizou Sergio Camorcio, Líder de Parcerias do Ecossistema Brasil.
O prêmio recebido foi o IBM Geography Excellence Awards, que reconhece os parceiros comerciais, em todo o mundo, pelo uso de produtos e serviços IBM para criar soluções e obter resultados positivos. O anúncio foi realizado durante o evento digital Think 2020, que ocorreu nos dias 5 a 6 de maio.
O reconhecimento significa muito para a Central IT, já que faz parte de uma das suas principais metas de desempenho junto aos clientes, dentro da agenda de transformação digital, inovação e disseminação das tecnologias para o atendimento ao cidadão.

A Central IT agradece o reconhecimento e assume, mais uma vez, o compromisso de manter a qualidade e a inovação, sempre em destaque junto aos colaboradores e clientes.

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