Acesso restrito

Vamos falar sobre Coronavírus?

12:48 12 março in Notícias
1 Comment

O que é o Coronavírus?

É uma grande família de vírus que recebeu esse nome por possuir na sua superfície espículas que lembram uma coroa. Dentre os vários tipos de vírus, os mais conhecidos até o momento são o SARS-CoV e o MERS-CoV. Eles causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Recentemente, foi identificada uma nova cepa desse vírus (SARS-CoV2), que tem causado doença respiratória inicialmente identificada na China, chamada de COVID-19.

Quais são os sintomas?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, como febre, tosse e dificuldade para respirar. Serão considerados casos suspeitos, pessoas que apresentem os sinais e sintomas clínicos e com histórico de viagens para as áreas de transmissão local nos últimos 14 dias ou que tenham tido contato com casos suspeitos ou confirmados de coronavírus.

Como ocorre a transmissão?

O vírus se dissemina pelo contato interpessoal, tendo um período de incubação de 5 a 14 dias. A doença pode se espalhar por gotículas expelidas pelo nariz ou pela boca de uma pessoa contaminada através de tosse ou espirro.

Porém ainda não está claro com que facilidade o novo coronavírus se dissemina. As investigações ainda estão em andamento.

Mais informações sobre o coronavírus podem ser acompanhadas no site do Ministério da Saúde pelo link: http://saude.gov.br/boletins-epidemiologicos

Preciso realizar exames laboratoriais?

Apenas o médico poderá avaliar a necessidade de realizar exames.

Para pacientes sintomáticos (febre e tosse), um exame específico chamado de PCR para o novo coronavírus está disponível para possível detecção da doença.

Existe tratamento?

Ainda não existe vacina ou medicamento antiviral específico disponível para a prevenção ou tratamento do COVID-19. No entanto, as pessoas afetadas devem receber cuidados para aliviar os sintomas apresentados com analgésicos e antitérmicos sempre com prescrição médica, além de repouso e ingestão de líquidos.

Como se prevenir no ambiente de trabalho?

  • Fique atento com a limpeza! Cadeiras, mesas, telefones, teclados computadores e outros equipamentos precisam ser higienizados com pano e desinfetante regularmente (a contaminação de superfícies é uma das principais formas de transmissão de COVID-19).
  • Frequentemente higienize as mãos utilizando o álcool em gel ou lavando com água e sabão.
  • Evite contato próximo.
  • Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
  • Mantenha os ambientes arejados.

 

1Comment
  • Dailson Fernandes FERNANDES 17:42h, 17 março Responder

    Excelente matéria! Bem claro! Vamos vencer esta praga!

Post A Comment