Acesso restrito

Central IT ajuda Ministério da Economia a modernizar serviços

17:23 01 julho in Notícias
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O Ministério da Economia ultrapassou nesta terça-feira, 25, o número de 300 serviços digitais, de um total de 370 ofertados pelo órgão, e superou os 80% de transformação digital. Esses números foram alcançados com a inclusão de 39 novos serviços hoje, como a comunicação de acidentes de trabalho (CAT), incêndios, riscos e inspeções a empreendimentos às unidades regionais de Fiscalização do Trabalho, além da solicitação de vínculos empregatícios do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

A transformação digital possibilita que a sociedade avalie de forma mais efetiva os serviços prestados e que o governo monitore com mais precisão os gargalos de tempo e qualidade nas entregas. Além de melhorar a qualidade da interação entre sociedade e Estado, permite que os cidadãos deixem de gastar tempo e dinheiro com viagens e esperas para conseguir o que precisam.

O cidadão já conseguia fazer de forma online compra de títulos públicos federais, saque do abono salarial e cotas do PIS ou PASEP, além do FGTS, declaração do imposto de renda, parcelamento de débitos, obtenção da carteira de trabalho, entre vários outros serviços do prestados pelo Ministério.

Apenas com os serviços do Ministério da Economia transformados em 2019, estima-se uma economia de aproximadamente R$ 420,00 para cada R$ 1,00 investido, além de poupar ou reduzir em mais de oito milhões de horas o tempo gasto por todos os cidadãos, que antes tinham de acessar esses serviços presencialmente.

Serviços digitais

Além disso, o Ministério da Economia também é responsável por impulsionar a transformação digital em todos os outros órgãos federais, por meio de ações da Secretaria de Governo Digital. O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, explica que a meta é digitalizar 1.000 serviços públicos até o fim de 2020.

“Os processos de desburocratização e de transformação digital serão decisivos para resgatarmos a confiança da sociedade nas instituições públicas”, avalia Uebel.

Levantamento com base no Standard Cost Model (SCM), criado na Europa e aplicado para mensurar a economia gerada pela transformação digital, estima que esse processo pode gerar mais de R$ 6 bilhões de economia anual para a sociedade brasileira.

Fonte: TI Inside

Central IT e Ministério da Economia

Dentro de todo o processo de inovação e melhor aplicação de recursos, a Central IT auxiliou o Ministério da Economia, através de um contrato que envolve a prestação de serviços técnicos, para implantação de sistemas informatizados para o atendimento direto ao cidadão. As soluções ofertadas na parceria estão dentro do portfólio da empresa, totalmente comprometido com a Transformação Digital.

Todo o atendimento é ligado aos Sistemas Estruturantes, responsáveis pela modernização dos serviços e sistemas responsáveis pela gestão da Administração Pública, ou seja, o elo de ligação entre o Governo e o contribuinte.

Dentre as soluções aplicada pela equipe da Central IT no Ministério, estão o Teleatendimento e o Portal de Serviços, que consiste em um espaço para o autoatendimento, além dos Assistentes Virtuais, também conhecidos como CHATBOTs. O contato com estes robôs, baseados em Inteligência Artificial amplia e facilita o alcance da informação por parte dos usuários dos Sistemas Estruturantes.

Algumas das solicitações comportadas nos projetos compreendidos na parceria são relacionadas a informações e demandas por processos e documentos administrativos eletrônicos, consulta a contratos e compras públicas, além do acesso a benefícios e orçamento.

No total, são 12 grandes sistemas integrados e mapeados em mais de 3000 serviços oferecidos pelos portfólios dos Sistemas Estruturantes, permitindo o repasse de informações atualizadas e precisas, de forma coerente e fácil.

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