O agronegócio é um setor estratégico da economia brasileira, responsável por aproximadamente 20% do PIB do nosso país. Tido como tradicional, porém, o campo tem visto crescer no horizonte diversas possibilidades de uso de tecnologia para produzir com mais eficiência, sustentabilidade e menos desperdício. Confira como a inteligência artificial e a hiperautomação mudam o agronegócio no Brasil e no mundo.

O campo e o agronegócio estão suscetíveis a algumas variáveis externas: clima, câmbios e fluxo comercial são algumas delas. E dar conta de tantas informações ao mesmo tempo que se toma conta de decisões estratégicas do negócio pode ser uma tarefa complicada para produtores rurais.
O uso de inteligência artificial pode auxiliar na tomada de decisões ao analisar dados externos e emitir relatórios detalhados sobre tudo aquilo que o fazendeiro não pode controlar. São mapeamentos que auxiliam na compra e venda de insumos, datas para plantio e colheita, entre outros detalhes que influenciam em todo o agronegócio. A análise de dados caminha junto do campo em todas as etapas que envolvem a produção e o cultivo.

Outro fator determinante para o sucesso da produção rural é a proteção do cultivo e o controle de pragas. Antes oneroso para o produtor, esse é um trabalho que vem ganhando praticidade com uso de inteligência artificial. Hoje, com o uso de imagens de satélite, é possível acompanhar em tempo real as alterações na área produtiva, emitindo alertas, evitando prejuízos e facilitando a resposta rápida.
Associado a isso, o produtor rural também conta com o auxílio de ferramentas autônomas para saber o melhor momento e quais defensivos utilizar em sua produção. Os dados também podem auxiliar a escolher os melhores produtos, sendo menos agressivo ao solo e melhorando a eficiência das terras.

O cálculo que envolve a colheita e a venda da produção precisa ser minucioso para garantir um máximo proveito para o produtor rural. É preciso realizar uma análise do tempo de cultivo e das condições do mercado para não ter perdas. E já é possível fazer todo esse planejamento de forma autônoma, estimando datas para colheita e melhores oportunidades de venda.
Uma grande vantagem é a realização de todo esse mapeamento associado à nuvem, o que permite um controle maior ao produtor independente de onde esteja. A evolução da tecnologia permite que o acompanhamento do campo seja feito de qualquer lugar do mundo a partir de celulares, tablets ou computadores.

Com um grande volume de transações realizadas e milhões de players no mercado nacional, o agronegócio brasileiro é também solo fértil para a tecnologia. O uso de ferramentas que auxiliem na produção pode ser um fator determinante para ampliar o lucro mesmo de pequenos produtores até grandes corporações.
A inteligência artificial ainda é capaz de apoiar a segurança das terras, manejo de animais e trabalho de escritório, envolvendo controle do faturamento, informações fiscais e departamento pessoal, desde férias até organização de despesas de funcionários. É quase impossível imaginar um futuro para o campo sem o uso de tecnologia.

A Central IT é líder em tecnologia e hiperautomação no Brasil, com 18 anos de atuação no mercado brasileiro e norte-americano. Conheça as soluções voltadas para o agronegócio e amplie os horizontes da sua produção.
Fale conosco e solicite uma demonstração dos nossos produtos. Aqui nós levamos o seu negócio a sério.
Até a próxima.