Google e Apple se unem para criar tecnologia no combate ao Covid-19

As empresas Apple Google anunciaram uma parceria em prol da luta contra o surgimento de novos casos de corona vírus, bem como na busca por tratamento nas fases iniciais da doença.

O acordo foi anunciado na última sexta, 10 de abril, pelas gigantes, e envolve a construção de um sistema que usará Bluetooth Low Energy (BLE), uma tecnologia que  que que consome menos energia, com foco na transmissão de dados.

O sistema, que será apresentado ao público por meio de um app, será acessado pelas organizações através de uma API, que rastreará os telefones que estiverem em uma rede próxima.

Apple e Google apresentarão ao mercado APIs válidas para iOS e Android, que poderão ser incorporadas por órgãos de saúde, para acessar dados e para planejar ações pontuais em regiões cujo aplicativo esteja, registrando a evolução dos casos confirmados.

Cuidados com a privacidade

O sistema que está sendo desenvolvido conta com medidas de privacidade, para evitar que a identidade das pessoas seja revelada, utilizando chaves de acesso para identificar apenas os aparelhos e não dados gerados por apps ou pelo sistema de comunicação das operadoras.

Apesar de ser capaz de rastrear apenas as pessoas que tenham feito o download do futuro app, a solução possui o potencial de aumentar o rastreamento de uma forma que não existe atualmente, ou seja, mesmo com algumas limitações, é mais uma ferramenta de enfrentamento ao Covid-19.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 18 =