Sistema de Integridade

O Sistema de Integridade da Central IT tem como principal objetivo estruturar e sistematizar um conjunto de princípios, diretrizes e normas internas de integridade e fundamentar a adoção de ações e rotinas para estar em compliance e prevenir, detectar e remediar desvios de conduta, atos indevidos, irregulares, fraudulentos e lesivos aos interesses da Central IT e aos interesses social e público, considerando-se os termos da Lei Brasileira Anticorrupção – Lei n.º 12.846/2013 – e de seu regulamento – Decreto n.º 8.420/2015 -, e todas as demais leis destinadas ao combate à corrupção, à fraude e à lavagem de dinheiro.

Os princípios e diretrizes do Sistema de Integridade, alinhados à missão, visão, política e valores, são a referência para todos colaboradores e terceiros da Central IT, a fim de que a Empresa atinja seu objeto social de forma ética, íntegra e transparente.

Dessa forma, os colaboradores e terceiros devem estar de acordo e seguir as políticas e os normativos da Central IT, independentemente de seu nível hierárquico.

Sistema de Integridade é composto pelos documentos e ferramentas listados a seguir:

  1. Código de Conduta da Central IT
  2. Política Anticorrupção
  3. Política de Relacionamento com o Poder Público
  4. Política de Contratação e Monitoramento de Terceiros
  5. Procedimento de Diligência Devida (Due Diligence)
  6. Política de Conflito de Interesses
  7. Política de Presentes, Hospitalidades e Entretenimento
  8. Política de Patrocínios e Doações
  9. Canal de Denúncias
  10. Comitê de Integridade

CENTRAL IT se compromete em manter os mais altos níveis de padrões profissionais e éticos na condução de seus negócios e a desenvolver continuamente a consciência de seus colaboradores e terceiros sobre a necessidade de se combater a corrupção, em qualquer de suas formas, lavagem de dinheiro e práticas contábeis ilícitas, não se submetendo a situação ou influência que envolva suborno, extorsão, pagamento de propinas, operações de ocultação de receitas ou lavagem de dinheiro e outras práticas ilícitas.

FAQ - Sistema de Integridade Central IT

Compliance se refere à conformidade.

Conformidade com a lei e com as demais normas aplicáveis.

Trata-se da legislação aplicável às atividades da Central IT, com destaque para a Lei Brasileira Anticorrupção – Lei n.º 12.846/2013 – e de seu regulamento – Decreto n.º 8.420/2015 -, e todas as demais leis destinadas ao combate à corrupção, à fraude e à lavagem de dinheiro, além das normas que compõem o SISTEMA DE INTEGRIDADE DA CENTRAL IT.

Chamamos de SISTEMA DE INTEGRIDADE DA CENTRAL IT o conjunto de normas, políticas e procedimentos internos de Integridade, incluindo mas não se limitando ao Código de Ética e Conduta e à Política Anticorrupção da Central IT.

Todos os Colaboradores, Terceiros, Fornecedores e Prestadores de Serviço e demais indivíduos e empresas que atuem em nome da Central IT.

É o canal de comunicação disponível para colaboradores, terceiros e demais interessados, que possibilita o registro de possíveis atividades ilícitas ou violações às normas integrantes do Sistema de Integridade da Central IT, de forma identificada ou anônima.

Não. A identidade do denunciante será protegida sempre que optar por realizar uma denúncia anônima. Foi pensando em assegurar ao denunciante que optar pelo anonimato que, em hipótese alguma, sua identidade será revelada, ou que as informações serão vazadas ou adulteradas que a  Central IT optou por um Canal de Denúncias independente.

Ao registrar uma denúncia através do Canal de Denúncias, o denunciante poderá optar por se identificar ou por manter o seu anonimato, e registrar o teor da sua denúncia, devendo indicar os elementos mínimos necessários para a investigação e tratamento do fato denunciando, quais sejam: identificação das pessoas envolvidas, data, período e local onde aconteceu o fato denunciado e outros elementos que possam auxiliar na apuração da irregularidade.

TOPO