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Central IT implanta Escritório de Projetos de TI no DNIT

Central IT implanta Escritório de Projetos de TI no DNIT

12:40 20 Março in Caso de Sucesso

Na execução de um projeto existem vários obstáculos, com desafios que variam conforme ele vai evoluindo. Não dá para prever tudo o que vai acontecer, é claro, mas, tendo as ferramentas necessárias em mãos e uma boa plataforma de gerenciamento de projetos, é possível conseguir sucesso na execução, disponibilizando uma gama fantástica de controles para a alta gestão.

Pensando nisso, durante o mês de junho de 2017, as equipes da Central IT no DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), TI BiModal e equipe de Governança de Tecnologia da Informação do DNIT, uniram esforços na criação do Escritório de projetos de TI do DNIT, com o intuito de descrever e implantar uma metodologia para acompanhamento do Portfólio de Projetos Estratégicos, Táticos e Operacionais, a Implementação do PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação) e dos processos de Gestão de Mudanças, Gestão de Riscos, Capacitação e Comunicação na TI do DNIT.

O projeto foi desempenhado com sucesso e os resultados foram apresentados aos Gestores da Central IT, durante a reunião quinzenal realizada junto à Diretoria Executiva, do último dia 1º de setembro. No encontro, a Gerente responsável pelo contrato da Central IT no órgão, Eliana Evangelista, falou a respeito do desafio abraçado por ela e sua equipe e sobre a resposta positiva por parte do cliente que, inclusive, fez questão de estar presente na ocasião, para apresentar o trabalho realizado e agradecer aos profissionais envolvidos. “Tem sido uma satisfação ter o apoio da Central IT. Eu trabalho sob a metodologia de que, em uma organização, todos são importantes. Então, hoje, temos uma equipe de alto desempenho da qual a Central IT faz parte. O trabalho da Eliana teve um papel importante nisso tudo, assim como o restante da equipe, que nos apresentou um resultado impressionante”, conta Fausto de Medeiros, Chefe do Núcleo de Governança de Tecnologia da Informação do DNIT.

O maior fator motivador para a implantação do escritório de projetos, foi atender ao PDTI 2017-2019 que tem como principal objetivo documentar o andamento da execução do planejado,alterar e atualizar informações importantes e assegurar a conformidade à realidade e às necessidades do DNIT, conforme pode ser visto abaixo:[/vc_column_text]

Planejamento

No planejamento, foi identificada a necessidade de desenvolvimento de metodologias e artefatos para o gerenciamento dos portfólios e projetos, bem como a idealização de um novo conceito de gestão de mudanças organizacional, utilizando o Plano de Oito Passos para uma Gestão de Mudanças Eficaz nas Organizações, elaborados pelo professor da Harvard Business School, John Kotter.

Fluxo de Mudanças baseado no PMBOK, SISP e no livro “Comportamento Organizacional”

Esta iniciativa está alinhada ao PEI (Planejamento Estratégico Institucional), ao PETI (Plano Estratégico de Tecnologia da Informação) e ao PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação). Tendo por objetivo, a partir da análise da situação atual, gerar projetos e ações coerentes, coordenados e harmônicos, visando melhorar os processos de gestão e governança de Tecnologia da Informação e Comunicação. Após trabalho de levantamento de informações sobre as práticas de gestão utilizadas pela área NPGOV e alinhamento das ações estratégicas, iniciaram-se os trabalhos visando a integração do escritório de projetos à execução do Plano Diretor de Tecnologia da Informação – PDTI 2017/2019 e o desenvolvimento de processos visando evoluir a maturidade do NPGOV na Gestão de Portfólio, programas e projetos.

Execução e Entrega

Durante o processo de trabalho, foi apresentada uma proposta, na qual os profissionais da Central IT utilizaram o Project Web App, ferramenta de gerenciamento de projetos, na qual o DNIT é licenciado, a qual foi prontamente aceita pelo órgão. O planejamento descrito foi baseado nas melhores práticas de projetos do Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), na lei que rege o processo licitatório, Lei 8.666 de 1993 e na Instrução Normativa SLTI/MP n.º 04 de 2010.

A Metodologia de Gerenciamento de Projetos do DNIT é um conjunto de boas práticas em gestão, que possui um total de 17 processos distribuídos em 5 (cinco) grupos e 11 modelos de artefatos. Com o objetivo de suprir a necessidade de direcionamento dos esforços e recursos, estabelecendo processos de priorização e balanceamento de portfólios e programas, permitindo que os trabalhos de maior valor para a organização sejam aprovados e desenvolvidos.

A Plataforma, desenvolvida no Sharepoint 2016 e Project Server 2016, conta com quatro grupos de execução, como pode ser visto, na figura abaixo:

Página Inicial da plataforma GovTI

G2P – Portal de Gerenciamento de Portfólio e Programas

Portal de Gestão de Equipes

Segundo Fausto Medeiros, ao apresentar o encerramento do projeto, que já se encontra em plena operação, a utilização desta metodologia permitiu ao DNIT padronizar a forma de gerenciar os projetos, alinhando os processos de trabalho e criando a documentação adequada. “Com isto, obtêm-se a evolução da maturidade da governança, aumento da percepção da entrega de valor, aumento da retenção do conhecimento na organização, menor dependência dos indivíduos, e tudo isso reflete no aumento da eficiência, eficácia, efetividade e produtividade no DNIT”, encerrou.

A Central IT parabeniza os envolvidos no processo de implantação desta solução no ambiente do DNIT. São ações proativas e de sucesso como esta, que demonstram, cada dia mais, a forma como a nossa empresa trabalha, com total dedicação com a elevação do desempenho de nossos clientes, compromisso com a qualidade e respeito aos processos de Gestão da TI.