Acesso restrito

Central IT, CITSmart e Flamengo: Gestão além das quatro linhas

Central IT, CITSmart e Flamengo: Gestão além das quatro linhas

17:03 20 Março in Caso de Sucesso

Toda organização pode ser um pouco mais do que ela aparenta ser, seja por seu negócio fim, seja pela percepção que o público tenha dela.

Um exemplo muito claro disto é o Clube de Regatas Flamengo. Qualquer pessoa seria capaz de dizer, por aquilo que vê na mídia ou por conversas informais, que ele se trata apenas de um clube desportivo, em que o futebol reina. Mas o que quase ninguém sabe é que há, por trás de tudo isso, um universo que envolve mais de duas mil pessoas, entre funcionários, atletas e novos talentos em treinamento. Além disso, há uma imagem, uma receita milionária e uma estrutura gigantesca a serem geridas.

Mas, até mesmo um dos maiores times de futebol do mundo precisa da Tecnologia da Informação e de gestão de negócios para evoluir. Pouco mais de cinco anos atrás, o Flamengo passou por uma profunda transformação, em que deixou no passado um período de dívidas e saldo negativo no mercado, para alcançar o posto que ocupa hoje. Mas, como tudo isso foi possível? Com Governança, Riscos e Conformidade.

 

Em sua palestra no Symposium Gartner IT/Expo 2017, Leandro Rocha, Gerente de TI do Flamengo, falou um pouco sobre esta relação e sobre como o CITSmart tem apoiado o clube na sua gestão de negócios. “Eu trouxe para dentro do Flamengo empresas interessadas em ajudar e não em fazer apenas o básico. E é aí que o CITSmart entra, pois é uma plataforma que me dá todo o suporte e eu consigo melhorar o meu desempenho, consigo olhar para a organização como um todo, consigo ter mais agilidade, conformidade e consigo ser líder na transformação digital”, explica o Gerente.

A entrada do CITSmart no Flamengo ocorreu no momento certo, pois, com o crescimento de toda a estrutura organizacional, a gestão inteligente se tornou vital para o sucesso da instituição. Com base na premissa do apoio partindo da área estratégica até a área operacional, a ferramenta vem dando uma visão ampla ao Gerente, que afirma ser capaz de traçar métricas, índices e de ter a capacidade de identificar os pontos que merecem mais atenção, apenas com o uso da plataforma.

 

“Com a ferramenta, eu consigo alinhar as nossas estratégias, consigo ter uma visão geral do negócio, através de dashboards, consigo integrar as áreas, pois tenho a parte de orquestração e, assim uno processos a serviços, posso criar regras de negócios, tenho mais agilidade, porque não preciso criar nada no zero. Se eu preciso de um determinado sistema, basta que eu arraste alguns campos e ele estará criado, sem que eu precise programar. Posso acompanhar os resultados e os indicadores e me tornar mais econômico, pois não preciso de uma equipe inteira direcionada para tratar de uma ou outra tecnologia, de forma isolada. O meu próximo passo é tornar a TI do Flamengo autossustentável e o CITSmart vai me auxiliar nisso”, conta Rocha.

O CITSmart também tem facilitado o monitoramento de processos internos, como os da área jurídica, com alertas on time para prazos e modelos de documentos, através do NOC. Ou seja, a ferramenta entrega toda a gestão de negócios da organização de forma ágil, intuitiva e, o melhor, com monitoramento de serviços, processos e do parque tecnológico à mão, de forma responsiva e proativa.

O trabalho da equipe do CITSmart foi iniciado dentro do Flamengo há pouco tempo, mas já é considerado um caso de sucesso. Para o futuro, o Gerente conta que vislumbra uma gestão totalmente integrada, com todos os dados do clube hospedados na nuvem e com base na segurança proveniente dos processos da biblioteca ITIL, com custos reduzidos e muito valor agregado.

 

A cada nova implantação, a plataforma mostra o seu sucesso no auxílio ao crescimento e na desburocratização dos processos de diversas instituições e organizações pelo Brasil e pelo mundo. Em sua nova fase, o CITSmart passa a ser uma corporação, com sede nos Estados Unidos e pólo de desenvolvimento tanto em terras americanas quanto brasileiras, o que dá a ele um perfil globalizado e multifacetado, pronto para atender a qualquer exigência e se adequar às mais diversas tendências existentes no mercado atual e futuro. É a paixão por grandes resultados que faz com que cada pessoa envolvida nesta iniciativa trabalhe cada vez mais duro em busca dos melhores resultados para os negócios dos usuários CITSmart.

Parabéns a todos os envolvidos pela garra e determinação. Vamos firmes, marcando vários gols, neste campeonato!