Central IT atua no monitoramento de supercomputador de Tempo e Clima do Inpe

A revista Você/SA, da editora Abril, trouxe em sua edição número 190 uma matéria informativa sobre o supercomputador Tupã, mantido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

No texto, a publicação trata da atual preocupação com as mudanças climáticas e a grande incidência de testes e simulações que têm sido feitos ao longo dos últimos anos para saber o impacto dessas variações no planeta e que ficam a cargo dessas máquinas, por serem de alto custo ou mesmo por seu grande volume e grau de complexidade das informações.

O Tupã é responsável por realizar cálculos baseados nos dados gerados pela interação entre fatores, como florestas, gelo, oceanos, incidência da radiação solar e variações na atmosfera.

O supercomputador compila as informações fornecidas por balões meteorológicos, boias marítimas, sensores e satélites, e as transforma em equações, que resultam em previsões do comportamento do clima nas cinco regiões do Brasil, em até noventa anos.

A equipe da Central IT alocada no ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) atua em conjunto com a equipe de servidores do órgão, responsável pelo monitoramento dos modelos operacionais que rodam no Tupã, o que é feito através do software meteorológico Supervisor Monitor Scheduler, desenvolvido pelo Centro Europeude Previsão doTempo a Médio Prazo (ECMWF) para modelos de tempo e clima. O monitoramento realizado com o apoio dos colaboradores da Central IT ocorre no Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos,em escala 24x7, e mantém os dados gerados pelo supercomputador em modo operacional, o que possibilita a geração de relatórios de ocorrência de fenômenos climáticos e a sua projeção dentro do próximo século, possibilitando previsões relacionadas aos sitemas de defesa civil, agricultura e transporte.”